domingo, julho 25

Não é o Aquamen, Não é o Príncipe Submarino.... O Nome Dele é Márcio Luiz Naves Carvalho

.,..
A primeira travessia do Atlântico foi dureza. A expedição, comandada pelo espanhol Cristóvão Colombo, durou meses. Centenas de homens morreram, centenas ficaram doentes.
.
Depois veio Amyr Klink paulista, filho de pai libanês e mãe sueca atravesou o atlantico em cem dias a bordo da "lâmpada flutuante" (o apelido que deu ao minúsculo barco a remo).
.
Agora, imagine o que é atravessá-lo a nado.
.
Quem nunca sonhou em ter super-poderes? Poderes que ultrapassem nossa condição de seres-humanos frágeis e limitados? Voar sem equipamentos, correr mais rápido que a luz, nadar acima dos mais rápidos velocistas do mundo.
.
"Maluquice"; "Suicídio"; "Besteira", você deve estar pensando. Pois é exatamente isso que o mineiro Márcio Carvalho, de 46 anos, pretende fazer.
.
Em 04/07/2011 o mineiro Márcio Luiz Naves Carvalho, 46 anos, pretende começar uma tarefa inédita no mundo, atravessar a nado o Oceano Atlântico Sul, percurso partindo de Luderitz, na Namíbia, África, com chegada em Salvador/Ba (Brasil), que durará 131 dias de 6.864 quilômetros de mar aberto.
.
“Estarei num ambiente ecologicamente equilibrado, onde a cadeia alimentar se encontra em harmonia. Sou movido pelo respeito ao mar. Não posso lutar contra as forças da natureza, tenho que estar em comunhão o tempo todo”, acredita o nadador, que, nessa ousada travessia, estará dentro de uma gaiola oval, presa à sua cintura e batizada com o nome da filha, Mariah.
.
O equipamento é feito em fibra de carbono, tem aros de alumínio aeroespacial e flutuadores com 8 metros de comprimento, 1 metro de largura e 1 metro de profundidade.
.
“Assim, ficarei protegido das ondas gigantescas e de eventuais ataques de baleias ou de tubarões brancos e leões-marinhos, animais comuns na corrente africana de Benguela”, explica.
.
O sonho de cruzar o Atlântico Sul começou em 1984, quando Márcio tinha 22 anos. Na época, ficou fascinado com a saga do navegador brasileiro Amyr Klink, que cumpriu o mesmo trajeto num barco a remo. “Pensei que um dia faria o mesmo, embora a nado”, conta o mineiro.
.
O atleta vai nadar os estilos peito, crawl e costas, numa média de 50 a 70 quilômetros por dia, de 15 a 16 horas, com pausas para alimentação. Uma roupa especial, confeccionada em náilon e neoprene, em Santa Catarina, vai protegê-lo das surpresas do mar, da chuva, da hipotermia nas águas geladas e do sol escaldante.
.
"Um dos trajes, com duas polegadas e meia de espessura, será usado no início do percurso. A troca de roupas será gradativa, à medida que forem chegando as águas tropicais".
.
Relata tambem que a gaiola, que é do tipo catamarã Hobby Cat, pesa 208kg, mas com os 600kg de comida desidratada, que vão garantir consumo diário de até 15 mil calorias, 800 litros de água potável, cilindros de oxigênio, quatro baterias, radar, e outros equipamentos, vai chegar a 3 toneladas.
.
“Vou levar um laptop para dar notícias e ser acompanhado por uma equipe em terra”, adianta.
.
A gaiola permitirá que Márcio se alongue e possa dormir.
.
Se quizer mais detalhes Travessia do Atlantico a Nado.

6 comentários:

  1. 1) 131 DIAS (TEMPO EM QUE DESEJA CUMPRIR A TRAVESSIA) DIVIDIDO PELA DISTÂNCIA 6.864KM DÁ UM TOTAL APROXIMADO DE 52,39KM POR DIA.

    2) 52,39KM POR DIA DIVIDIDO PELAS 16 HORAS QUE PRETENDE NADAR AO DIA QUER DIZER QUE ELE TEM QUE NADAR CERCA 3,27 KM POR CADA HORA.

    CONSIDERANDO QUE ELE VAI PUXAR 3 TONELADAS NO BRAÇO ESSA MÉDIA DE 3,27 KM POR CADA HORA DURANTE 16 HORAS POR DIA É QUASE IMPOSSÍVEL.

    ISSO SEM FALAR NAS MARÉS QUE VIRAM O TEMPO TODO, VENTOS, TEMPESTADES, ONDAS GIGANTES...

    TOMARA QUE ELE TENHA TESTADO MUITO BEM TODO O EQUIPAMENTO, QUE TENHA FEITO SEUS CÁLCULOS DE FORMA PRECISA EM CIMA DE DADOS TANGÍVEIS E QUE TENHA UMA EQUIPE DE APOIO.

    VAMOS FICAR NA TORCIDA QUE TUDO DÊ CERTO E QUE PELO MENOS ELE TENHA UM BOM SEGURO DE SAÚDE E DEIXADO UM BOM SEGURO DE VIDA PARA OS SEUS.

    BRINCADEIRAS À PARTE, DOU TODO APOIO SE REALMENTE A AVENTURA FOR RELIZADA DE FORMA SEGURA E RESPONSÁVEL. AFINAL SOMOS TODOS MOVIDOS POR DESAFIOS!!

    NA CHEGADA FAREI DE TUDO PARA ESTAR LÁ!

    BOA SORTE!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem estarei lá. E que ele tenha uma Boa Sorte e que conquiste este grande desafio.

    ResponderExcluir
  3. Pois é chará,
    também fiquei na dúvida com relação as dificuldade que terá durante o percurso.
    vai ser panque, estarei a espera dele aquí em Salvador. Onde será a chegada??

    Abraços a todos e boa sorte para ele.

    Ari, Seu bloq está muito bom, parabens paelo trabalho que está fazendo que só engrandece a natação da Bahia.
    Abs,
    Ricardo Santana

    ResponderExcluir
  4. Ricardo obrigado, o blog é de todos nós, sem a presença de voces leitores não estaria desse jeito. Com o tempo tende a melhorar.
    A chegada de Amyr Klink foi em Itacemirim praia da espera. Vamos ficar ligado no site do atravessador do atlantico para ver onde ele vai chegar estarei tb acompanhando esta travessia e Blogando claro.

    ResponderExcluir
  5. qro fazer com ele... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Ari,é um prazer estar visitando o seu blog,sou um adimirador no atravessador do atlantico e adorei a matéria,com certesa estaremos na torcida la em salvador aa espera deste "maluco dos mares". Por tamanha determinaçao ele merece conceguir!
    Abraços a todos!
    Aron

    ResponderExcluir